Ao contrário do que muitos pensam e dizem, a mulher não nasce pronta para assumir a maternidade. Fácil seria se fosse apenas engravidar, viver momentos felizes e tranquilos durante a gestação e quando chegasse ao fim dos nove meses, você está completamente pronta para ser mãe.
Uma das características intrínsecas a maternidade é a solidão. Tal afirmação gera inúmeros questionamentos, no entanto desde sempre, a responsabilidade sobre os cuidados com o filho é da mulher, sendo que estes cuidados incluem desde a amamentação até cuidar da organização do ambiente doméstico, gerando sobrecarga de afazeres.
Ser mulher hoje é ter o dom da multifuncionalidade, com o maior nível de produtividade possível em todos os âmbitos da vida. A melhor esposa, a melhor dona de casa, a melhor profissional e a melhor mãe. Afinal, se a criança se apresenta de maneira birrenta, a culpa é da mãe. Se o filho sai de casa com a roupa suja, é a mãe quem deveria ter prestado atenção. Se a criança está fazendo bagunça, logo surge a pergunta “quem é a mãe dessa criança?”. A culpa sempre é da mãe!